Uniforme para loja: como escolher o modelo ideal?

A forma como seus funcionários se vestem influencia diretamente na credibilidade de sua loja e, consequentemente, no lucro e crescimento dentro do mercado.

Em outras palavras, investir em uniformes significa investir em sua loja.

Para um cliente, uma das minhas maiores frustrações é entrar em uma loja e não saber quem é e não é funcionário. Isso realmente incomoda o público. De acordo com uma pesquisa feita pela Weintraub Associates:

  • 75% dos consumidores preferem funcionários uniformizados;
  • 97% do público acredita que os uniformes facilitam o reconhecimento dos funcionários;
  • e 70% dos clientes acham que os uniformes deixam os funcionários mais profissionais.

Qual a real importância dos uniformes nos pontos de venda?

O uso de uniformes é uma ferramenta que fala tanto com seu público externo, ou seja, visitantes e potenciais clientes, quanto com seu público interno, funcionários, colaboradores e parceiros.

Para que sua loja seja vista como um negócio de credibilidade, diversos fatores devem estar alinhados, como um bom atendimento, produtos sempre em estoque, itens diferenciados, colaboradores bem treinados, dentre outras características.

Os uniformes aparecem como uma extensão de boas práticas para uma loja, uma vez que ajudam a criar autoridade de marca, fortalecer o relacionamento com o cliente e organizar o estabelecimento.

Está achando que estamos exagerando? Não se preocupe…

Veja abaixo 3 motivos matadores para a sua loja adotar o uso de uniformes para empresas.

Identidade Visual

Segundo o site Significados, a Identidade Visual

“pode ser definida como um conjunto de elementos, elaborados de forma criativa, que representam visualmente uma instituição, nome, produto ou serviço.

Este conjunto de elementos tem como base um símbolo visual, representado por um nome simbólico, que junto com os códigos de cores, tipografias, personagens, layout e outros componentes, reforçam esta representação visual. Este símbolo é chamado de logotipo.

A identidade visual então trata-se da representação gráfica da identidade corporativa, aliando-se também ao conceito e ao valor agregado a uma marca, produto ou empresa.”

Desta forma, o conjunto de elementos visuais que remete à marca é utilizado para criar uma ponte entre a empresa e o público. E o uniforme profissional pode ser peça chave nessa conexão.

Uma marca forte pode resultar em um uniforme personalizado realmente poderoso, aquele que as pessoas lembram de forma instantânea. Você reconhece de longe as camisetas azuis da Apple, não é mesmo?

O fortalecimento da marca cria uma imagem poderosa e memorável para a empresa e esse branding pode ser feiro pelo uniforme da empresa.

Organização

É comum vermos pessoas se confundindo dentro de lojas, sem saber ao certo quem são os vendedores ou funcionários. Para que nada disso aconteça e seus clientes não se sintam constrangidos com esses enganos, os uniformes são a melhor pedida.

Os uniformes são uma forma de destacar seus colaboradores entre todas as pessoas que circulam na loja, ou ainda, diferenciar os setores da loja, levando nas costas seu logotipo bordado com um ‘Posso ajuda?’, por exemplo. Isso faz com que sua loja seja mais receptiva e acolhedora.

Profissionalismo

Nesse tópico é importante destacar o bem-estar de seus funcionários. Além dos benefícios junto aos consumidores e clientes, como descrito acima, é essencial que seus colaboradores se sintam valorizados.

E uma forma de fazer isso é adotar o uso de uniformes confortáveis, úteis de boa qualidade. Assim, a confiança dos funcionários cresce, aumentando a produtividade da equipe.

Ter o quadro de funcionários uniformizado aumenta o espírito de equipe e faz com que os membros se sintam valorizados.

Uma loja que oferece uniformes, ensina como utilizá-los e se preocupa com seus funcionários, a ponto de entender suas necessidades, se mostra mais profissional e preparada para atender ao público. Logo, esse profissionalismo, que começa internamente, será refletido em bons atendimentos e boas vendas

Como escolher o uniforme profissional ideal para lojas?

Antes de escolher os modelos de uniformes, pesquise por bons fornecedores, com experiência de mercado e que saibam exatamente o que estão te entregando.

Além disso, de acordo com o artigo ‘O impacto dos uniformes na satisfação no trabalho em hotéis’, recomenda-se que a equipe de marketing preste atenção nos elementos dos uniformes, como material, tecido, adequação do modelo no corpo e, por fim, a funcionalidade de cada peça, uma vez que esses fatores podem influenciar positivamente na satisfação no trabalho ou motivação dos funcionários.

É por isso que a Citerol utiliza tecidos e costuras de alta tecnologia para garantir um uniforme mais durável, confortável e modelagem perfeitaAs entregas contam sempre com:

  • tecidos com tecnologias aplicadas, como repelente a água e óleo, antimicrobiano e proteção UV;
  • modelagem digital;
  • entregas rápidas em qualquer lugar do Brasil;
  • ausência de pedido mínimo;
  • reposição garantida, sempre que a empresa precisar;
  • etiquetas informativas para lavagem;
  • kits separados por nome e isso facilita na entrega para o funcionário.

Vale lembrar que a troca de informações entre a empresa e funcionários pode ser muito útil na hora de criar o modelo de uniforme ideal a loja.

8 dicas para sua loja comprar o melhor uniforme

  1. Faça uma lista de funcionários, separa homens de mulheres;
  2. Peça que cada um preencha seus dados, e faça uma medição, assim será mais fácil fazer o pedido;
  3. Verifique quantas peças pedirá para cada colaborador, um bom número seriam 3 camisetas e 2 calças por exemplo;
  4. Faça um orçamento. Peça que o fornecedor coloque os valores individuais e o total, assim fica mais fácil fazer as contas de mais ou menos peças;
  5. Lembre-se dos dias frios e já cogite pedir peças de inverno.
  6. Faça uma reunião com o marketing, os diretores ou com a agência de comunicação que cuide da sua loja, para definir o formato do logo nos uniformes e as cores;
  7. Consulte seus colaboradores e veja quais diferenciais seriam importantes para eles;
  8. Consulte o fornecedor e veja se seus tecidos contém tecnologias adequadas para seus uniformes.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Powered by