Uniforme para restaurante [Roupa de cozinheiro]

O ramo gastronômico é sem dúvidas um dos mais rentáveis no Brasil e no mundo, além das refeições serem uma necessidade básica de todo ser humano, a satisfação em passar bons momentos em boa companhia, com uma boa comida e em um lugar aconchegante é inegável.

No Brasil existem mais de 1,2 milhões empreendimentos do segmento gastronômico, mais de 90% de pequeno ou médio porte, segundo matéria do portal PEGN (Pequenas Empresas Grandes Negócios), onde a chamada da matéria alerta que a “alta concorrência no setor de alimentação faz a inovação ser essencial para o empresário do setor”.

Esses dados nos fazem entender que todos os detalhes em um negócio gastronômico são essenciais e os uniformes não ficam de fora deste cenário.

Entenda neste post a importância dos uniformes para os funcionários de restaurantes e descubra o impacto que eles exercem no mercado.

O papel do uniforme em restaurantes

Os estabelecimentos do setor alimentício são obrigados a manter padrões rígidos de higiene e esse é o aspecto principal para o uniforme de profissionais de restaurantes, inclusive os garçons.

Um profissional que lida diariamente com o atendimento aos clientes e com a entrega de seus pedidos, tendo contato direto com a comida, deve estar extremamente alinhado, limpo e com uma vestimenta que o ajude a manter sua higiene impecável.

Por que investir em uniformes para restaurantes?

Toda a equipe de um restaurante deve estar uniformizada, por motivos que parecem simples, mas que fazem a diferença para o sucesso de um negócio:

  • higiene;
  • fortalecimento da marca;
  • identificação da função de cada um;
  • alinhamento e autoridade ao restaurante.

Para os funcionários, que trabalham diariamente em um ambiente dinâmico, quente, e habitado por diversas pessoas, equipe e clientes, uma roupa que proporcione conforto e, ao mesmo tempo, o deixe alinhado para seu posto, é uma motivação e a certeza de fazer parte de um restaurante que se preocupa também com o funcionário.

Os uniformes profissionais são capazes de tornar sua rotina mais confortável.

Além da questão do conforto, é importante ter uniformes na cozinha, e no restaurante como um todo, para ajudar na identificação de cada cargo exercido ali, como citamos acima, mas é sempre bom reforçar.

Modelos de uniformes para restaurantes

Com a grande demanda de locais para comer, os tipos de uniformes são escolhidos com a identidade do local, existem restaurantes clássicos, de alta classe, populares, descontraídos, hamburguerias, vintage, retrô e afins, e cada ambiente, com seu tema, determina o tipo de vestimenta de seus funcionários.

Podemos conferir em alguns restaurantes “queridinhos” dos consumidores, por exemplo, uma abordagem mais dinâmica dos garçons, com apresentação do cardápio, sugestão, prato da casa e até auxílio para as famosas selfies no local.

Esse tipo de abordagem deve ser acompanhada por um uniforme gourmet que complemente essa casualidade e simpatia, além de ter toda a estrutura necessária para se manter limpo e completamente higiênico por toda a noite.

A composição do uniforme para cozinha, salão e recepção pod eser feito com avental e dólmã. Confira abaixo alguns modelos:

Aventais para restaurantes

Dólmã para restaurantes

Tecido com tecnologias para uniformes de cozinha é essencial

Um uniforme para cozinha precisa ser de tecidos específicos, que não retenham o calor e que suportem baixas temperaturas. Conheça abaixo as tecnologias essenciais para os tecidos de uniformes de cozinha.

Repelente a água e óleo

Imagine um chef de cozinha num restaurante cheio, tendo que preparar um prato após o outro.

Para não ocorrer acidentes durante o preparo, a tecnologia repelente a água e óleo se mostra importantíssima, uma vez que mantém a dólmã seca e limpa, especialmente, se o chef for chamado pelo cliente para receber elogios sobre o prato.

Outros benefícios seriam a demonstração de higiene, a praticidade e prevenção de troca constantes.

Antimicrobiano 

O uso de aditivos antimicrobianos são substâncias que inibem a proliferação de fungos e bactéria, o que contribui com a não-formação de mau odor.

Proteção UV

O grau  de proteção que um tecido proporciona frente aos efeitos adversos da luz solar é comumente descrito pelo Fator de Proteção Ultravioleta – FPU.

Os tecidos apresentam um grau variável de FPU. O protetor solar, dióxido de titânio, é impregnado diretamente no fio do tecido e não sai com as lavagens. Isso garante a proteção solar (UV) máxima com conforto e segurança.

Aos profissionais que estão constantemente expostos ao sol e à iluminação de lâmpadas fluorescentes, muito usadas em escritórios que exercem os mesmos malefícios que a exposição direta ao sol, devem usar uniformes fabricados em tecidos com protetor solar impregnado diretamente ao fio. Esse fio protege 98% ou mais a pele da radiação solar.

Retardantes a chamas e arcos elétricos

Tecnologia amplamente aplicada nos tecidos de uniformes dos profissionais de indústrias pesadas, distribuidoras de energia e combate a incêndio.

Costura francesa e textura microcraquelada 

A costura francesa é um método para fazer uma costura dupla, a fim de esconder as arestas do tecido, e a textura microcraquelada do tecido disfarça o amassado.

Tingimento em idantren (tingimento da fibra)

O Idantren é um corante da linha profissional usado em peças que levam o algodão em sua composição e sua principal característica é a resistência ao desbotamento.

Roupa de chefe de cozinha

Aproveitando o tema restaurante, destacamos também a vestimentas dos chefs, que em algumas ocasiões vão até a mesa para receber elogios de clientes, ou aparecem em cozinhas de conceito aberto, para que os clientes possam ver o preparo de seus pedidos.

Assim, os dólmãs, roupa típica e muito significativa para cozinheiros e chefs, são peças clássicas, tradicionais e principais no uniforme de cozinha.

O dólmã é uma espécie de jaleco branco cujo modelo foi inspirado na farda do exército de Napoleão. Ele pode ter vários modelos, quase sempre com abotoação. Já as mangas vão até o pulso, mas dobradas até o meio do antebraço.

Mas, diferente do uniforme do exército, que era azul, ele é branco, com a finalidade de que qualquer sujeira seja notada e, com isso, o cuidado e a preocupação do cozinheiro em observar todo o processo de preparação do alimento.

Como disse André Mifano, chef e sócio de restaurante Vito em São Paulo: “dólmã não é fantasia. É uniforme“.

Segundo seu texto na Folha de São Paulo, o dólmã é “descende da indumentária militar francesa e foi incorporada à cozinha há séculos”.

Porém, é muito comum ver estudantes de gastronomia circulando pelas ruas vestidos com os dólmãs, desrespeitando não só a higiene e a história,  mas também os cozinheiros sérios e conscientes.

André Mifano fala que, em seu restaurante, “quem veste o hábito que reze a missa”.

“E quando tiver terminado que volte a usar suas roupas civis. Não é a vestimenta que faz o profissional. Ser cozinheiro está dentro de nós, misturado ao DNA, não tem como fugir. E ninguém precisa saber quem ou o que você faz para te atender bem em um restaurante, não é?”

É compreensível o orgulho de ser um soldado das cozinhas, mas é importante ter respeito pela indumentária, pelo cliente e por nós mesmos.

A roupa de um cozinheiro não é fantasia. É uniforme!

Onde comprar uniformes para restaurantes?

Além de todos os aspectos que falamos neste post, a Citerol oferece em seus uniformes para garçons e toda a equipe de cozinha, produtos de qualidade inegável e com benefícios extremamente tecnológicos.

A linha de uniformes gourmet apresenta o que há de mais moderno em confecção de uniformes para restaurantes, chefs profissionais e amantes de culinária. Dólmãs, aventais, calças, bandanas e xapô e muito mais.

O principal destaque da coleção são os dólmãs com design italiano, tecnologia antimicrobiana e repelentes a água e óleo, ideais para chefs que desejam um uniforme de alto nível.

Na linha gourmet de uniformes para restaurantes da Citerol é possível personalizar o nome do chef, do garçom, da recepcionista, logotipo ou marca dos restaurantes e outras bandeiras.

Por fim, com a Citerol, sua empresa tem uniformes com

  • tecidos com tecnologias aplicadas, como repelente a água e óleo, antimicrobiano e proteção UV
  • modelagem digital
  • entregas rápidas em qualquer lugar do Brasil
  • ausência de pedido mínimo
  • reposição garantida, sempre que a empresa precisar
  • etiquetas informativas para lavagem
  • kits separados por nome e isso facilita na entrega para o funcionário

Se quiser saber mais sobre nossos pedidos, condições e modelo, deixe seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Powered by