Uniformes para empresas: Modelos Profissionais

Neste post você saberá como escolher o uniforme ideal para empresas e evitar erros comuns nos uniformes profissionais.

Por que investir em uniforme para empresas?

Em primeiro lugar, o uniforme mostra o perfil da empresa, é a sua porta de entrada, por isso, a escolha deve se pautar na tecnologia e qualidade.

O uniforme é um instrumento eficiente para aprimorar a cultura do bom gosto e da imagem adequada dentro da empresa.

Um estudo realizado em uma rede de 4 hotéis comprovou que os uniformes “afetam a percepção do cliente sobre a imagem da empresa e isso pode afetar o lucro do negócio a longo prazo. Com os uniformes profissionais, os funcionários se sentem parte da empresa e isso eleva o nível de confiança e profissionalismo, o que reflete em um melhor atendimento aos clientes.”

Independente do modelo e qual conceito ele vai transmitir, seja ele prático, padrão executivo, elegante, descolado, versátil ou sóbrio, seja nas cores, o modelo irá representar a identidade da empresa.

De maneira que é fundamental a conscientização dos colaboradores, não somente sobre o correto uso das peças, mas também, da apresentação de cada um deles e sobre as regras de etiqueta que devem ser seguidas, como, por exemplo,

  • da adoção de postura correta,
  • da apresentação do colaborador,
  • de penteados, maquiagem, corte de cabelo,
  • da escolha adequada dos acessórios, bolsa, sapatos, joias e bijuterias, entre outras.

Percebe-se, que dessa forma a construção de uma imagem positiva não é um empecilho, todavia, a corporação deve sempre ficar atenta aos detalhes cotidianamente, observando sempre seus colaboradores, insistindo nas instruções para não serem esquecidas e transformando a prática num processo de aprendizagem constante.

De acordo com a professora de marketing Victoria Seitz, os uniformes podem estreitar laços entre os funcionários e a empresa, o que aumenta as chances de sucesso do negócio e a lealdade da equipe. Mas para isso, Victoria aponta que

“É necessário criar políticas de como o uniforme será usado, como a exigência de cintos, sapatos, meias, penteados e maquiagem apropriados. Se os funcionários não mantiverem o uniforme sempre apresentável, terem uma postura adequada e oferecerem um bom atendimento ao cliente, os uniformes profissionais não conseguirão passar a credibilidade da empresa.”.

Todos esse cuidados indicam que a empresa segue uma política que reforça a identidade visual, da mesma forma que fica perceptível, ao ambiente corporativo, que a credibilidade do profissional a da organização estarão sempre em primeiro lugar.

Segundo uma pesquisa realizada por Ashwini K. Poojary, da Sawyer Business School na Universidade de Suffolk em Boston, sobre a eficácia dos uniformes como ferramenta de marketing, 73,5% dos entrevistados afirmaram que os uniformes são mais eficazes do que comerciais na TV e 74,4% concordaram que eles promovem mais resultados positivos do que anúncios na rádio.

Portanto, o investimento em uniformes para empresas é uma alternativa de publicidade eficaz e deve ser considerado uma prioridade no trabalho de marketing.

Como criar um uniforme personalizado?

A criação de uniformes com personalidade requer conforto ao vestir, qualidade do tecido e modelo esteticamente atrativo.

A beleza do uniforme não pode ser ignorada. Como Sheehan afirmou em Dressed to Impress:

“Se está com vergonha de ser visto usando o uniforme, as chances de você não fazer esforço para ser visto pelo público/cliente são muito altas.”

Por isso, é importante levar em conta uma série de critérios, como

  • O resultado da personalização do uniforme: geralmente as cores fortes podem cansar mais e, quando elas combinadas com o bordado, o resultado pode não ficar visualmente atrativo. Os tons pastéis e claros mantêm a elegância e não são cansativas.
  • O tipo de corte: o corpo masculino é um, o feminino outro. Por isso, criar sempre um modelo de uniforme com corte adequado, usando a modelagem digital (tecnologia que cria modelos que se encaixam em qualquer tipo de corpo).
  • O Brasil é um país tropical, por isso, antes de escolher o modelo é sugerido que se leve em conta a atividade exercida e dar preferência a tecidos mais leves para que o funcionário possa “respirar” à vontade e ter liberdade de movimentos.
  • O tecido do uniforme deve ser fácil de lavar.

Depois dessas observações, é preciso verificar também que tipo de atividade o funcionário vai exercer, como, por exemplo,

  • Atividades operacionais: tecidos ante chama, anticorrosivo e antiestético que são ideais para trabalhar em lugares de alto risco ou que exigem contato com materiais abrasivos ou fogo.
  • Atividades em recepção, atendendo e/ou recebendo clientes: é interessante privilegiar a apresentação como um todo. Nesse caso, uniformes com tecidos que não amassam facilmente.
  • Atividades em áreas externas: é preciso atentar na temperatura. Nesse caso o ideal  é o algodão e tecidos com a tecnologia dry.

E, por fim, é preciso também que a empresa fique atenta quanto a:

  • Modificação de temperatura, para que o colaborador  não fique incomodado nem com temperaturas altas ou baixas
  • Definição de tempo de reposição, para que não haja desgaste do uniforme
  • Delimitação da quantidade por profissional
  • Utilização do uniforme fora do ambiente de trabalho

Talvez seja interessante manter a equipe envolvida nessa etapa, pois assim você entenderá o modelo de uniforme que os funcionários se sentiriam mais confortáveis em usar.

Uniformes para hotéis

Para grandes redes de hotéis os uniformes são verdadeiras estratégias de marketing, pela grande procura deste tipo de estabelecimento e pela concorrência que só aumenta com o tempo, são necessários estudos aprofundados para que os uniformes sejam a vitrine de um hotel de qualidade, aconchego e credibilidade junto aos seus hóspedes.

Além disso, é preciso verificar a funcionalidade dos uniformes para cada tipo de função, de todos os colaboradores que atuam no local.

Desta forma é muito importante ter fornecedores ecléticos, prontos a inovar em uniformes, oferecer tecidos de qualidade e modelagens diferenciadas dentro do mercado de hotelaria.

Alguns dos aspectos analisados, segundo profissionais de RH e Marketing do ramo, são:

  • posicionamento do hotel;
  • estrutura do hotel
  • departamentos a serem uniformizados;
  • armazenamento e estoque para verificar o tamanho do pedido;
  • praticidade e conforto;
  • manutenção dos uniformes.

Com estas informações enviadas por meio de briefing é possível apresentar modelos exclusivos para as necessidades de cada cliente. Como pudemos ver, os uniformes são um tema importante neste ramo e sabe por quê?

A comunicação visual e a identificação imediata à chegada dos hóspedes são fundamentais para que se criem laços, para que o hotel ganhe credibilidade e para que, acima de tudo, o hotel seja lembrado com boas memórias.

Afinal, este é um estabelecimento em que o cliente utilizará como um substituto de sua própria casa, ou seja, todas as formas de deixá-lo confortável e confiante são bem-vindas e a aparência, neste caso, conta e muito.

Uniformes para escritórios de contabilidade

O uniforme é uma ferramenta eficaz para a formação de equipe e o aumento na qualidade do atendimento ao cliente. Além disso, facilita o reconhecimento da marca.

Por isso que a adoção do uniforme profissional é algo já comum nos escritórios de contabilidade.

É importante que a equipe pareça profissional e organizada, mas também é preciso garantir que os funcionários estejam confortáveis com a roupa profissionais.

Segundo Mike Slepian, autor de ‘As conseqüências cognitivas da roupa formal’, os trabalhadores se sentem mais confiantes para enfrentar problemas com trajes formais. O autor diz também que o uniforme social ajuda a aumentar a produtividade.

“O que vestimos para trabalhar pode afetar nosso foco, motivação e trabalhos.” – Mike Slepian.

Uniformes para oficinas

Além de uma opção de padronização, os uniformes em oficinas facilitam a vida dos funcionários, proporcionando segurança na hora de remover peças encharcadas de óleo e fuligens, além de sempre terem presente a marca da empresa quando em contato com os clientes, criando uma imagem de maior credibilidade da sua empresa com a ajuda de seus profissionais.

Tecidos fortes e resistentes são essenciais para esses uniformes, já que as atividades manuais são rotineiras e as peças de carros podem trazer elementos perigosos ao contato humano.

Cores simples, como azuis e cinzas, são comuns nesse tipo de trabalho e modelos como macacões e camisas polo, são usuais e úteis, mas devemos sempre lembrar que claro que oficinas e manchas andam juntas, por isso, para evitar dores de cabeça, é essencial ter fornecedores que trabalhem com tecidos autolimpantes e de fácil lavagem. 

Uma opção para manter seus as roupas com aparência mais limpa é escolher cores mais escuras e mesmo assim lembrar que a lavagem destas peças deve ser diária, para manter a higiene em seu negócio. 

Uniformes para consultórios médicos

Com a preocupação com a higiene, a limpeza, a saúde e o bem-estar de seus pacientes/clientes, os uniformes para clínicas se tornam indispensáveis. Mesmo sendo locais para consultas, um médico sem jaleco, ou sem uma vestimenta padrão branca bem estruturada, não conseguirá passar toda a confiança possível aos seus pacientes.

Estudos realizados relataram que a roupa pode ter um impacto na maneira de agir no ambiente de trabalho.

Para a pesquisa, os participantes que usaram o jaleco branco de médico se sentiram mais confiantes na realização das tarefas em comparação com aqueles que receberam apenas um jaleco operacional.

Provador de uniforme virtual

O provador virtual da Citerol faz o cálculo de qual é a peça ideal para seus funcionários. Escolha uma peça, preencha os tamanhos e receba as sugestões em tempo real.

 

Confira abaixo um passo a passo de como usar o provador virtual:

  • 1º Passo: Escolha uma peça de uniforme. Exemplo: Camisa Polo.
  • 2º Passo: Acesse nossa tabela de medicas com uma fita métrica disponível para download.
  • 3º Passo: Preencha os campos Gênero, Altura, Peso e Idade para podermos recomendar o tamanho ideal para você.
  • 4º Passo: Nesta etapa você precisa ajusar o formato do seu corpo, como cintura e quadril.
  • 5º Passo: O simulador faz a sugestão de tamanho ideal do uniforme e você escolhe o nível de conforto do modelo, se ele vai ser mais folgado ou apertado no corpo.

Passo a passo de como escolher o uniforme ideal para empresas:

Para auxiliar você na hora da escolha do uniforme profissional, criamos um passo a passo e listamos dicas para você evitar erros comuns. Confira:

Na hora de escolher uma empresa para fazer os uniformes profissionais, siga esse checklist:

  1. Pergunte a empresa se ela tem consultores especializados e capacitados
  2. Verifique se a empresa aceita pedidos com pronta entrega e sem quantidade mínima
  3. Conheça a logística da empresa e verifique a agilidade no processo de compras/reposição de uniformes
  4. Veja se a empresa utiliza tecidos e costuras de alta tecnologia
  5. Pergunte se os uniformes são confeccionados com tecnologia em modelagem digital
  6. Por fim, solicite um catálogo pré-definido

Se você completou o checklist acima, parabéns! Encontrou a empresa certa para fazer os uniformes!

Assim, ao seguir esses procedimentos, você evita erros como:

  • Criar um uniforme personalizado e depois não conseguir reposição;
  • Dar preferência a tecidos de moda e depois não encontrar reposição;
  • Receber uniformes com defeitos e diferenças nas confecção;
  • Uniformes com sinais de desbotamento depois de um tempo de uso.

Todos os uniformes da Citerol têm o exclusivo padrão de qualidade. Além de

  • exclusivo padrão de qualidade;
  • tecidos com tecnologias aplicadas, como repelente a água e óleo, antimicrobiano e proteção UV;
  • modelagem digital;
  • entregas rápidas em qualquer lugar do Brasil;
  • ausência de pedido mínimo;
  • reposição garantida;
  • modelagem profissional; e
  • atendimento especializado.

A escolha do modelo de uniforme certo para a empresa resulta na criação única de sua identidade, é uma verdadeira estratégia de marketing.

E, finalmente, a escolha do modelo certo repercute na produtividade do funcionário, fazendo-o sentir inserido no ambiente de trabalho, da mesmo forma na organização da empresa.

Na verdade, a escolha de modelo apropriado torna-se num verdadeiro cartão de visita.

Continue lendo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Open chat
Powered by